quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ALEGRIA, ESPERANÇA, COMPROMISSO, PAZ....ANO 2012

ORAÇÃO.... ANO NOVO, PARA REZAR SEMPRE:

Deus, Pai de amor e bondade, temos todas as razões para vos agradecer, pois ..... sois o Deus de amor, que o Filho Jesus nos deu a conhecer; sois o Deus de Abraão que nos acompanha de acampamento em acampamento, e que mantém a vossa moradia no meio de nós; sois o Deus de Jesus Cristo, cujo amor nunca nos deixa de lado; sois o Deus das nossas comunidades, O Deus presente, Deus que ouve, Deus que dá coragem e faz caminhar, Deus que não falha. Sois o Deus que muitos já não conhecem, um Deus que vive na solidão dos corações que O perderam no meio de tanta mercadoria; sois o Deus paciente.


Ao Senhor, nosso Deus queremos agradecer por toda a nossa vida, pela saúde, e pela dor que nos faz acordar; Pelo meio ambiente que sofre debaixo de nossa ganância, mas que agora nos acorda;
Pela vida que hoje nos leva ao encontro de cada vez mais gente e nos confronta com a solidão, para não nos fecharmos em auto-suficiência;

A Deus agradecemos pelo Filho Jesus Cristo: Agora conhecemos o sentido do amor e do sofrimento; Conhecemos a solidariedade que nos ensina a carregar a cruz de nosso irmão, de nossa irmã;

Aprendemos porquê a morte pode ser vida, novamente, Porquê o pecado pode ser invertido em amor e compromisso; e alegria, abrindo para a esperança da vida em plenitude.

Agradecemos pelo ano novo e as novas possibilidades de crescer; agradecemos por você, Maria – por você Pedro, meus amigos; por vocês, mamãe e papai – agradecemos pelos amigos, as verdadeiras amigas, pois todos juntos formamos o vosso povo, em Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!


Pe. João 30 - Cananéia, 31 de dezembro de 2001










sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal do Nascimento...,Anúncio da Boa Notícia a Homens e Mulheres de Boa Vontade.

Irmãs e Irmãos muito queridos, a todos uma Semana de Bênçãos.
Em espírito de muita esperança, novamente vamos viver, com muita alegria, o tempo da Vinda do Senhor Jesus, a Vinda de Emanuel, Deus conosco.
A Vinda de Deus, de alguma maneira, estava sendo esperado há séculos, pela Fé do Povo Judeu.
Nos tempos antes da vinda de Jesus, o Messias era esperado com muita ansiedade pelo povo,..... por aquela parte do povo que acompanhava a religião e conhecia as promessas dos profetas.
“Ao Deus Javé acorrerão todas as nações” para que se inicie o tempo de Paz. Hoje, poderíamos dizer assim: “Onde é que podemos encontrar esse tempo de Paz?” ou ainda: “Porque o mundo até agora, não conseguiu encontrar essa Paz?”
Essa é a nossa situação: Deus vem ao nosso encontro. Quem conhece e segue a Jesus Cristo, quem busca viver em Comunhão com Jesus Cristo, há de encontrar o Deus tão esperado como o grande Presente em toda a criação. Para quem crê, Deus é o centro da vida do universo e aí, ele dá uma atenção especial aos homens e mulheres, assim como já fez quando nos criou, diferentes dos outros seres vivos e dos animais.
Vamos esperar ao Cristo que vem ao nosso encontro, não passivamente, mas, vigilantes. “Para nós todos, surge aqui um grande compromisso”: O Mundo precisa de testemunhas da fé, e do amor, assim como Jesus Cristo nos ensinou.
Muita gente busca o Salvador, aquele que nos faz viver a Vida, mas faltam as pessoas ligadas a Jesus Cristo, para dar testemunho da alegria da vida da fé.
‘E nós, o que devemos fazer?’
Honestidade com as pessoas, especialmente para com os pobres; e um profundo respeito por todas as pessoas. Ninguém pode ser desprezado, por nada. Todos são e continuam criaturas de Deus.
Não podemos jamais desprezar a ninguém, os mais humildes são os mais queridos de Deus; Devemos aprender a perdoar e jamais guardar raiva ou rancor.
Precisamos ter um profundo respeito pela juventude e pelos adolescentes! Percebemos a cada dia como os adolescentes estão expostos por toda parte de tentações e agressões – e não só pela TV, mas também em nosso próprio ambiente.
Uma nova Vinda de Jesus, em nossas vidas, em nossa história: Jesus quer viver em nós, quer se tornar carne e osso em nós todos. A comunhão é com o Corpo e o Sangue de Jesus, Ele quer encarnar-se em nós, fazer-nos corpo e sangue dele.
“Paulo, quase no fim de sua vida, vai dizer: ‘Não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.
A Encarnação do Filho de Deus em nossa carne, na pessoa que Jesus Cristo traz uma mudança radical para nossas vidas: Queremos que isso aconteça que Jesus Cristo tome conta de nossa vida. Mas Ele não faz isso à custa de nossa liberdade e responsabilidade.
Jesus Cristo quer ser acolhido pelas pessoas que crêem que Ele é Caminho, Verdade e Vida, e que por isso, querem seguir esse caminho, viver essa verdade e construir essa vida.

A grande pergunta é esta: Queremos ir tão longe com a nossa fé e o nosso seguimento a Jesus?
Seguir a Jesus Cristo para cada um poder dar a sua colaboração, a minha colaboração para o mundo se tornar Reino de Deus: fazer tudo por Deus, tudo, tudo!
Isso é Fé. Menos do que isso é negociata com Deus. Cananéia, Natal 2003 – Pe. João Trinta



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Misterioso cartão de Natal


O Natal é a festa das crianças e da divina Criança que se esconde dentro de cada adulto. É altamente inspiradora a crença de que Deus se acercou dos seres humanos na forma de uma criança. Assim ninguém pode alegar que Ele é apenas um mistério insondável, fascinante por um lado e aterrador por outro. Não. Ele se aproximou de nós na fragilidade de um recém-nascido que choraminga de frio e que busca, faminto, o seio materno. Precisamos respeitar e amar esta forma como Deus quis entrar no nosso mundo. Pelos fundos, numa gruta de animais, numa noite escura e cheia de neve “porque não havia lugar para ele nas pousadinhas de Belém”.

Mais consoladora é ainda a ideia de que seremos julgados por uma criança e não por um juiz severo e esquadrinhador. Criança quer brincar. Ela se enturma imediatamente com todas as outras, pobres, ricas, japonesas, negras e loiras. É a inocência originária que ainda não conheceu as malícias da vida adulta.

A divina Criança nos introduzirá na dança celeste e no festim que a família divina do Pai, do Filho e do Espírito Santo prepara para todos os seus filhos e as suas filhas, não excluidos aqueles que, um dia, foram desgarrados.

Estava refletindo sobre esta realidade benaventurada quando um um anjo, daqueles que cantaram aos pastores nos campos de Belém, se aproximou espiritualmente e me entregou um cartãozinho de Natal. De quem seria? Comecei a ler. Nele se dizia:

“Queridos irmãozinhos e irmãzinhas:

Se vocês ao olharem o presépio e ao verem lá o Menino Jesus no meio de Maria e de José e junto do boi e do jumento, se se encherem de fé de que Deus se fez criança, como qualquer um de vocês;

Se vocês conseguirem ver nos outros meninos e meninas a presença inefável do Menino Jesus que uma vez nascido em Belém, nunca nos deixou sozinhos neste mundo;

Se vocês forem capazes de fazer renascer a criança escondida nos seus pais, nos seus tios e tias e nas outras pessoas que vocês conhecem para que surja nelas o amor, a ternura, o cuidado com todo mundo, também com a natureza;

Se vocês, ao olharem para o presépio, descobrirem Jesus pobremente vestido, quase nuzinho e lembrarem de tantas crianças igualmente mal vestidas e se sofrerem no fundo do coração por esta situação e se puderem dividir o que vocês têm de sobra e desejarem já agora mudar este estado de coisas;

Se vocês ao verem a vaquinha, o burrinho, as ovelhas, os cabritos, os cães, os camelos e o elefante no presépio e pensarem que o universo inteiro é também iluminado pela divina Criança e que todos eles fazem parte da grande Casa de Deus;

Se vocês olharem para o alto e virem a estrela com sua cauda luminosa e recordarem que sempre há uma estrela como a de Belém sobre vocês, acompanho-os, iluminando-os, mostrando-lhes os melhores caminhos;

Se vocês se lembrarem que os reis magos, vindos de terras distantes, eram, na verdade, sábios e que ainda hoje representam os cientistas e os mestres que conseguem ver nesta Criança o sentido secreto da vida e do universo;

Se vocês pensaram que esse Menino é simultaneamente homem e Deus e por ser homem é seu irmão e por ser Deus existe uma porção Deus em vocês e por causa disso, se encherem de alegria e de legítimo orgulho;

Se pensarem tudo isso então fiquem sabendo que eu estou nascendo de novo e renovando o Natal entre vocês. Estarei sempre perto, caminhando com vocês, chorando com vocês e brincando com vocês até aquele dia em que chegaremos todos, humanidade e universo, na Casa de Deus que é Pai e Mãe de infinita bondade, para morarmos sempre juntos e sermos eternamente felizes”.

A equipe do Blog No Meio do Povo lhes deseja um Feliz Natal e um 2012 repleto de realizações.

Belém, 25 de dezembro do ano 1.


Merito do texto: Teólogo Leonardo Boff

Assinado: Menino Jesus

Vídeos interessantes