quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PROFETAS NO MEIO DO POVO...

Refletindo sobre a Presença Profética no meio do Povo!

Elisete: A presença de JESUS na sua cidade de Nazaré e o como ele assumiu a sua Missão quando disse que o tempo da Graça do Senhor com ele se tinha iniciado.
O Profeta Jeremias é o profeta que mais sofreu por causa da Palavra de Deus que ele anunciava. De outro lado, sua atuação no meio do povo, de antes do exílio tornou-se fundamental para a recuperação da fé e da coragem do povo judeu do exílio.

JESUS não foi aceito na sua pátria. Eis aí o mistério da falta da fé nas pessoas da própria terra. Ele era o filho do carpinteiro...; Como podia ser o Messias? Esta narração triste da rejeição de Jesus pela sua própria gente, mais tarde, fazia parte da vida das comunidades. Ela aparece nos Evangelhos de Mateus, Marcos e aqui em Lucas. Seguir a JESUS é uma opção de fé!

REFLEXÃO DIALOGADA:

Elisete: Padre João, porque Jesus foi rejeitado pelo seu povo? O povo não esperava ansiosamente o Messias, o Salvador prometido?

Pe. João: De fato, o povo judeu esperava o Salvador, do jeito como eles se imaginavam que esse Messias devia ser: Um Messias com poder, que iria restaurar o Reino do Rei Davi, trazer poder e riqueza.

Elisete: Mas, será que Deus é contra a riqueza e o poder dos povos e não quer aquela prosperidade de que muitas religiões tanto falam na TV?

Pe. João: Deus quer o bem-estar de seu povo, mas não a riqueza e o poder. Ele quer a vida sadia das pessoas. É na fraternidade que se constrói a vida e a dignidade, não na cobiça, na ganância e na desigualdade que a riqueza e o poder provocam.

Elisete: Explique isso mais um pouco, Padre João ...

 Pe. João: O Reino de Deus – na doutrina da Igreja católica, não é para depois da morte, como muitos sugerem. Jesus tratava com Palavras e Ações a vida e o bem-estar do seu povo. Libertava a todos pela fé, isto é, pela nova maneira de viver que ele testemunhava com a sua própria vida. Para Deus vale a dignidade de vida para todos.
Pela busca da riqueza, aumenta sempre mais a distância entre os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.
Outra coisa: Jesus nunca falou do corpo e da alma: Ele encontra as pessoas e se interessa por elas, pela sua vida e saúde e igualmente pela sua comunhão com Deus. Isso, para Jesus, é uma só preocupação.

Elisete: Mas, por que a maioria do povo judeu rejeitou Jesus como o Salvador?

Pe. João: É duro para dizê-lo, mas, Jesus foi rejeitado, em primeiro lugar, pelos líderes do povo, pelos sacerdotes, pelos saduceus e pelos fariseus. Para eles, uma vida de igualdade, fraternidade e partilha, isso não lhes interessava. O gosto do poder sobre o povo tinha cegado toda essa gente que deveria ter sido o primeiro grupo para acolher o Salvador e agradecer a Deus pela sua vinda. Jesus vai dizer, muito triste: “É mais fácil um camelo passar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” .

Elisete: Qual é o papel do Profeta? Lendo a narração do Chamado do profeta Jeremias? Jeremias foi profeta num momento muito peculiar de seu povo. Qual é o papel do profeta de Deus hoje?

Pe. João: Hoje, os maiores pecados do mundo são os mesmos do tempo de Jesus: a busca da riqueza, da grandeza, do poder e do prazer egoísta. Pouca gente, mesmo dos católicos, quando estão fora da igreja, no mundo do trabalho e com colegas de outras ou de nenhuma religião - pouca gente, mesmo dos católicos, luta pela dignidade de cada pessoa, qualquer um que seja. A desigualdade aumenta, a corrupção não leva para a cadeia, ou só “de regime especial” com todas as mordomias. Os hospitais da Saúde pública são paupérrimas e estão sem recursos; as escolas públicas não ensinam mais e escondem o jogo do desprezo pelas crianças pobres, passando todas para frente sem repetição e sem a chance de adquirir uma nova base para construir um futuro mais seguro.

Elisete: O Profeta não é um porta-voz de Deus? O Senhor quer que ele seja um porta-voz dos pobres? Onde está a verdade?

Pe. João: Sem as pessoas assumirem a Fé em Jesus e os seus ensinamentos, não haverá um Novo Céu e uma Nova Terra. Deus sofre hoje no sofrimento dos empobrecidos, no abandono do continente africano, no desespero dos aidéticos e das crianças abandonadas. São Paulo fala do Amor, da caridade. A Caridade é o amor que Deus tem pelo seu povo. Jesus morreu por caridade, pelo amor e pela nossa salvação.

Elisete: O Senhor me confundiu: Paulo fala da caridade entre nós, e o Senhor está dizendo que a caridade é a atitude de Deus por nós?

Pe. João: A caridade é a atitude de Deus por nós. Ele nos quer bem e quer que realizemos essa felicidade no Povo de Deus. Deus fez tudo para isso e continua fazendo tudo sem quebrar a liberdade humana. Nós, se entendemos a Palavra de Deus, devemos amar como Jesus amava, dando tudo de nós para construir a felicidade do povo de Deus para todos e não para uns grupos de privilegiados.

Elisete: Então, nossa vida em comunidade e as nossas pastorais são formas de viver a caridade de Deus?

Pe. João: Sem dúvida, mas devemos buscar melhorar isso, sempre mais!
QUEREMOS CRESCER NO APERFEIÇOAMENTO DO AMOR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. ASSIM SEJA!
28 de Janeiro de 2001 – Padre João Trinta.
 



 

Vídeos interessantes