segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BISPO DOM PEDRO CASALDÁLIGA É AMEAÇADO DE MORTE EM MATO GROSSO

Aumentaram as ameaças contra Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos, bispo emérito de São Félix do Araguaia, depois que a Justiça derrubou dois recursos que tentavam adiar a retirada de não índios da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso. Na última sexta-feira, o bispo foi escoltado pela Polícia Federal de sua casa até o aeroporto.



Segundo a Associação Araguaia, com sede em Barcelona, na Espanha, o bispo deixou a cidade por recomendação de autoridades, de amigos e por uma decisão da Pastoral, para resguardar sua vida, enquanto ocorre a desocupação das terras indígenas. Em uma nota de apoio ao bispo e à causa indígena, a entidade informou que Dom Pedro Casaldáliga deixou a cidade "por alguns dias" enquanto ocorre a desocupação.
 
As ameaças têm sido constantes. Em novembro, depois do bloqueio da BR-158 e de um protesto dos ocupantes da terra indígena em Brasília, líderes do movimento contra a demarcação passaram a culpar o bispo pela retirada dos invasores.
 
A desocupação será por etapas e está prevista para começar nesta segunda-feira. A área tem 165.241 hectares e pertence ao povo xavante, mas apenas 20 mil hectares são ocupados pelos índios. O restante são propriedades de criação de gado ou plantações de soja e arroz. A homologação ocorreu em 1998. Em outubro passado, o STF determinou a saída dos invasores.
 
Apesar da nota da Associação Araguaia relacionar a saída do bispo da cidade às ameaças que vinha sofrendo, Cleber César Buzatto, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), afirmou que o motivo da viagem foi a festa, em Goiás, de 90 anos de Dom Tomás Balduíno, bispo-emérito de Goiás e assessor da Comissão Pastoral da Terra.
 
A Prelazia de São Félix do Araguaia não informou quando Dom Pedro Casaldáliga retornará e explicou que ele se encontra com a saúde fragilizada, em função do Mal de Parkinson. Luís Gouveia de Paula, da Prelazia, confirmou que o bispo recebeu escolta da PF, mas nega que houve pedido de proteção.
 
"Não foi pedida escolta alguma, mas a PF tomou a iniciativa de escoltá-lo por medida de segurança. Há cerca de cinco dias, num bar da cidade, um homem havia feito uma ameaça pública: disse que Dom Pedro Casaldáliga não passaria desta semana", afirmou Luís.
 
A Diocese de São Mateus se une em preces por este santo e profeta dos nossos dias. É preciso erguer a nossa voz e lutar por um mundo melhor, onde reine a verdade, a paz e a justiça!


Fonte: PORTAL DIOCESE DE SÃO MATEUS

Vídeos interessantes