terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO "ESPERANÇA NO INTERIOR"

Um Trabalho relevante coordenado por Padre João, dentro do Projeto – “Esperança no Interior” , iniciado no mês de Fevereiro e se estendendo até 03 de Abril do ano 1998, onde foi elaborado um levantamento sócio-econômico, no qual foram incluídas 231 famílias de Lavradores de Cananéia – zona rural e silvestre, em que 02 pesquisadores: Rita Aparecida Guerino Paiva e Clodoaldo Estevan Bernardo, percorreram a pé quilômetros e quilômetros toda a região, visitando as famílias onde foi constatada uma situação de pobreza e miséria. Todo o resultado especificados em planilhas com as características principais da realidade vivida em Cananéia foi encaminhado para conhecimento e providências para o Governo do estado de São Paulo.

Pesca Artesanal



Na área da Pesca, sua grande paixão, dedicou-se inteiramente. A princípio trabalhou muito na formação dos pescadores visando a organização da categoria e o conseqüente resgate da Colônia de Pescadores Z9 de Cananéia para a mãos dos pescadores artesanais de fato, em 1985/1986. Anteriormente à esta data, a Colônia estava, há muitos anos, sob o controle de armadores de pesca e outros exploradores da categoria. Após a conquista da Colônia. Pe. João contribuiu com assessoria integral para a manutenção da diretoria eleita, toda ela composta de pescadores artesanais, principalmente, mais recentemente, interferiu na legislação em favor da categoria.

CONSTRUÇÃO POSTINHOS DE SAÚDE



No âmbito da Saúde foi muito além. Construiu junto com o povo, em mutirão, Postinhos de Saúde em diversas comunidades obrigando a Prefeitura a formar os agentes de saúde que atuariam em cada bairro. Isso trouxe mais saúde e vida digna à todas as populações das comunidades distantes. Posteriormente, já na década de 90, trabalhou na conscientização das comunidades para organização em vista da participação popular no Conselho Municipal da Saúde,inclusive foi inscrito como um participantes da Sociedade Civil Organizada e eleito como um dos membros votado em assembléia geral no município. Sua presença naquele conselho mudou sobremaneira o cenário da saúde desta cidade. Grandes conquistas aconteceram, pois, graças à sua assessoria, na época, conseguimos fazer funcionar diversos programas em favor da saúde da mulher, do idoso, do adolescente, bem como, o reconhecimento por parte do governo estadual que enviou verba suficiente para o termino da Unidade Mista (Pronto Socorro, Centro de Saúde e Maternidade).

Inumeros Processos Judiciais


Foi vitorioso em inúmeros processos, por exemplo, juntamente com Dr. Antonio Teleginski, na região do Vale do Ribeira, especialmente em Cananéia, em favor das populações do Porto de Cubatão, Mandira, Taquari, Ariri, Rio Branco, Retiro e região, Itapitangui e Santa Maria, Trincheira, Itacuruçá e São Paulo Bagre, sem contar a Ilha do cardoso. Importante destacar que nesta comunidade de São Paulo Bagre, Padre João e seu povo conseguiu uma vitória judicial admirável, cujo resultado foi assessorado nos últimos anos pelo Advogado - Dr. Roberto Pugliese, e promulgado nas proximidades do dia de sua morte. Muito mais que uma vitória judicial, que perdurou por anos e anos de luta, foi uma graça do Deus da Vida, pois resgatou a posse do chão e da moradia da família pobre do Sr. Benedito Roberto de Campos, daquela comunidade, das mãos de um oportunista, cuja passagem deixara desunião e discórdia entre os moradores. Com essa vitória toda a comunidade constatou finalmente, que caminhar com Pe. João era a opção certa. Se não fosse a sua interferência e catequese para organizar tais populações, as mesmas teriam sido expulsas daqueles bairros e nossa realidade ambiental e cultural, hoje, seria muito diferente.

Um Trabalho relevante coordenado por Padre João, dentro do Projeto – “Esperança no Interior” , iniciado no mês de Fevereiro e se estendendo até 03 de Abril do ano 1998, onde foi elaborado um levantamento sócio-econômico, no qual foram incluídas 231 famílias de Lavradores de Cananéia – zona rural e silvestre, em que 02 pesquisadores: Rita Aparecida Guerino Paiva e Clodoaldo Estevan Bernardo, percorreram a pé quilômetros e quilômetros toda a região, visitando as famílias onde foi constatada uma situação de pobreza e miséria. Todo o resultado especificados em planilhas com as características principais da realidade vivida em Cananéia foi encaminhado para conhecimento e providências para o Governo do estado de São Paulo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Questões da Terra - CPT

Nas questões da Terra, juntamente com a CPT atuou, no inicio de sua vida em Cananéia, Iguape e toda região do Vale do Ribeira, na defesa das Populações Tradicionais, termo hoje utilizado e consagrado pelas leis ambientais em favor dos moradores das áreas de preservação permanente.


Companheiro fiel da caminhada das populações de lavradores do Vale do Ribeira - ARGEMIRO, em visita a casa de Pe. João 30.

FORMAÇÃO DO DO POVO CAIÇARA DE CANANÉIA/SP

Nesse contexto, muito trabalhou na formação para que o povo caiçara das comunidades se reconhecesse como atores na conquista de sua cidadania. Sempre na perspectiva cristã da catequese, atuou na área do social, implantando as diversas pastorais, tais como a Pastoral da Terra - CPT, Pastoral dos Pescadores, Pastoral da Saúde, Conselhos Municipais, alem das atribuições normais que um padre possui.

OBJETIVO

OBJETIVO do BLOG – “NO MEIO DO POVO” - Trazer a tona a História de vida de um grande Ser Humano –amante da vida.
JAN VAN DER HEIJDEN – “Pe. JOÃO 30”
Como Missionário....; quis ficar morando em Cananéia/SP – região  Vale do Ribeira que é uma das regiões mais antigas da história do Brasil, buscando Evangelizar com novos métodos e renovar seu ardor missionário.
Trabalhou muito, se debruçou pelo resgate de diversas manifestações culturais, levantamentos históricos da vida do povo Caiçara e de patrimônios antigos da história do Brasil (tudo isso para atender jovens e estudantes na formação escolar) e aprendeu a amar o povo pobre e simples de Cananéia que o acolheu com todo carinho e acolhia com alegria, e nestes quase 34 anos de padre ELE amou este povo e com muitos sinais de carinho e gratidão.
  PADRE JOÃO 30 foi o único Padre que voltou para Cananéia depois das férias e de retiros. O povo querido – Povo de Deus queria bem ao Pe João; pois lutou anos afins em Cananéia de todas as formas de defesa  pela manutenção da terra nas mãos do povo que vive dela; sem contar a luta e a formação para a Pesca Artesanal em Cananéia que até então estavam em mãos alheias, além de outras lutas os quais eram muitas nas Paróquias da Dioc. De Registro juntamente com Dom Apparecido e Equipe pela CPT. Só em Cananéia foram além de 20 os processos judiciais, e durante longos anos correu perigo de ser assassinado pelos jagunços de grileiros.
A idéia de ir morar numa das comunidades, no bairro do Carijo, foi um passo muito grande em direção do que almejo fazer nos próximos anos, acompanhando o CPP(Conselho Pastoral dos Pescadores) e ajudar o vigário atual naquilo que fosse preciso.Esta Casa seria talvez [uma pequena Betânia.]
Tinha imensa alegria em pertencer a uma Congregação missionária – SVD que buscava evangelizar com Novo Ardor missionário, nestes anos difíceis.
Envolveu-se na preservação do Meio Ambiente do Brasil e  pulsava nas veias uma entrega total no quesito – Natureza, Águas, Biodiversidade, Ar, qualidade de vida que possa atingir a todo planeta terra e as gerações vindouras.

sábado, 26 de março de 2011

Desde  16 de junho de 1974 tomou posse como Pároco de Cananéia e passou a  residir definitivamente neste município, na casa paroquial, à rua Tristão Lobo.  As suas primeiras impressões foram muito boas. Considerava o povo brasileiro muito hospitaleiro e logo criou amizade com todos que o acolhia.



Assumiu com muita dedicação a Paróquia de São João Batista e como um desbravador conheceu Cananéia e a realidade do povo caiçara. Os bairros foram transformados em Comunidades de Fé e Vida nos moldes das Comunidades Eclesiais de Base e para tanto não poupou esforços no que tange à trazer à tona os valores da cultura caiçara que estava até então submersa.

Comunidade Lar Pe.João 30 e Amigos, celebram o ano III de sua ressurreição!

Reflexão pelos 03 anos da ressurreição Pe. João 30
Leitura – João 12, 23-26“Se a não cair na terra e morrer ela não produzirá frutos”.
As boas obras, as atitudes tomadas em favor da vida de um povo, as lutas assumidas, as sementes espalhadas, a postura e o exemplo de uma vida coerente com o Evangelho de Jesus Cristo nos dá a certeza de que a sua passagem por essa vida, em nosso meio, nas comunidades jamais foi ou será em vão...
Quando perdemos alguém querido, nos sentimos perdidos, num vazio imenso..., vulneráveis como folha ao vento...como os discípulos de Emaús...mas, assim como depois da tempestade vem o tempo bom, de calmaria, de segurança...depois de 03(três) anos podemos dizer e olhar os fatos e a vida com mais clareza e dizer que a semente precisa morrer pra gerar vida, pra brotar e produzir bons frutos...
Jesus disse que ö grão de trigo caindo na terra, se não morrer fica ele só, mas, se morrer, dá muito fruto”.
Este é um princípio de multiplicação e multiplicação de vida.
Esta mensagem é simples e mostra a sabedoria de Jesus frente à lógica humana.
Sua força em vencer a terra que lhe cobre e surgir um brotinho, crescer, frutificar e com a frutificação, vem a multiplicação.


A multiplicação se dá com muitos frutos, muitos grãos, muitas vidas, abundância;
Amém!
( escrito por ELISETE PIRES)

Comunidade Lar Pe.João 30 e Amigos, celebram o ano III de sua ressurreição!

Reflexão pelos 03 anos da ressurreição Pe. João 30
Isaias 51, 1-8 – ANO III DA RESSUREIÇÃO DE PE. JOÃO17/03/2011
Prestem atenção vocês que andam em busca da Justiça!
Três anos se passaram, um a um e seguimos caminhando no deserto...
Tivemos sede, mas não as água que alivia o corpo; Mas sede de Profetismo!
Sentimos fome, mas não de comida, E sim fome de Profetismo!
Vimos a falsidade e a dissimulação;
Vimos cada um correndo atrás de seus interesses...
Vimos pessoas de nosso pequeno grupo tropeçar....
Sentimo-nos fracos e um, por algumas horas...; Parecíamos abandonados...
Mas o que são três anos; Quando o Povo de Deus caminhou 40?
Vivemos apenas um minuto de tudo o que há de vir.
Javé nos guia, Como cristãos discípulos não sabemos para onde iremos amanhã...; Sei que sigo...;
Sabemos que seguimos a Lei do Amor
Onde cada um de nós faz parte de um todo,
Amor fiel construído em rocha firme.
Que ambição, injuria e desprezo nos destruirá?
Respondam-me, Filhos da Catequese de Fé e Vida!
Filhos da Libertação!


Eu respondo agora: Jamais, desde que acreditemos que a LUZ vinda da Glória de Padre João 30 junto de Deus Pai e Mãe sempre nos iluminará e nos guardará!
Amém!
( escrito por Rita Aparecida Guerino Paiva)

Homenagen ao Pe. João 30 no “Projeto Vale do Ribeira Sustentável”

Recebeu em vida uma importante homenagem :


Trecho do Relatório Geral do Projeto Vale do Ribeira Sustentável / Agenda 21, onde se seguiu uma homenagem ao participante Pe. João Trinta, durante a realização da Plenária da Primeira Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ribeira - São Paulo e Paraná.  Estando presentes nesta conferência representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Meio Ambiente:
 Base, produto final do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira/Agenda 21.
Para finalizar os trabalhos, representantes de todos os segmentos e de todas as microrregiões do território foram chamados à mesa de encerramento para manifestação ou avaliação. O coordenador do “Projeto Vale do Ribeira Sustentável” homenageou a história de resistência e luta do povo do Vale do Ribeira através do Padre Jan van der Heijden, SVD (João Trinta). Com a aprovação unânime, a Conferência Regional de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira Paraná e São Paulo, passará também a ter o nome do Padre João Trinta como expressão de luta do povo.

Entrevista Padre João 30

Em 2004, Padre João 30 é entrevistado por Beth Quintino e Rodrigo Godoy do projeto MUSEU DA PESSOA - SOS MATA ATLÂNTICA, ONG a qual ajudou a fundar e que durante anos contribuiu com estudos e levantamentos sérios... Veja só a visão deste cristão comprometido com a vida.

No contexto do meio ambiente João 30 atuou com muita dedicação. É importante ressaltar que todas as ações no contexto ecológico se deram a partir de uma catequese cristã responsável pela vida na sua totalidade, com um olhar acolhedor desde a pequena comunidade caiçara até a grande comunidade humana no planeta Terra. Padre João sempre dizia que: “é preciso recriar pequenos gestos e ações, ou seja, o PPP: Poucas – Pequenas e Possíveis, pois somente assim o pobre transforma a realidade dura de sua vida”.



Veja a entrevista na integra, vale à pena ler as respostas de cada pergunta, se conhecera através delas um pouco mais da história de Cananéia e pontos interessantíssimos.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE NA INTEGRA A ENTREVISTA


Paz e Bem!

Vídeos interessantes