Desde 1964,cada ano,durante a Quaresma,a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade. Durante esses 48 anos podemos dividir as CFs em três fases. Na primeira fase (1964 – 1972) houve uma busca da renovação interna da Igreja. Na segunda fase (1973 – 1984) a Igreja Católica preocupou-se com a realidade social do povo,denunciando o pecado social e promovendo a justiça. Na terceira fase (1985 – 2012) a Igreja voltou-se para situações existenciais do povo brasileiro. Normalmente não sabemos os nomes dos autores das Campanhas da Fraternidade,mas devido a importância do tema para 2012 o Texto-base apresenta os onze nomes dos componentes do Grupo de Trabalho que elaborou a CF de 2012. Cada Campanha da Fraternidade tem um Tema e um Lema. A Campanha para o ano 2012 tem como Tema:“A Fraternidade e a Saúde Pública” e como Lema:“Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8)
O Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é:“Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável,suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).
A Conclusão mostra como,ao longo dos últimos anos,houve mudança no conceito de saúde:de ‘caridade’ para ‘direito’,e lamenta que esse direito está sendo “transformado em negócio” num mercado sem coração.
Muitos frutos foram colhidos, partilharemos o sabor com todos neste blog; muitas sementes estão germinando..... nós teremos a chance de ajudar a regá-las e ver florescer uma bela plantação; a rede lançada no mar voltará pesada e abarrotada de bons peixes! Façamos o banquete da partilha do Bem, da Paz e da Graça! ÉLCIO XAVIER, MARIA APARECIDA RANGEL e RITA APARECIDA GUERINO PAIVA