segunda-feira, 28 de março de 2011

OBJETIVO

OBJETIVO do BLOG – “NO MEIO DO POVO” - Trazer a tona a História de vida de um grande Ser Humano –amante da vida.
JAN VAN DER HEIJDEN – “Pe. JOÃO 30”
Como Missionário....; quis ficar morando em Cananéia/SP – região  Vale do Ribeira que é uma das regiões mais antigas da história do Brasil, buscando Evangelizar com novos métodos e renovar seu ardor missionário.
Trabalhou muito, se debruçou pelo resgate de diversas manifestações culturais, levantamentos históricos da vida do povo Caiçara e de patrimônios antigos da história do Brasil (tudo isso para atender jovens e estudantes na formação escolar) e aprendeu a amar o povo pobre e simples de Cananéia que o acolheu com todo carinho e acolhia com alegria, e nestes quase 34 anos de padre ELE amou este povo e com muitos sinais de carinho e gratidão.
  PADRE JOÃO 30 foi o único Padre que voltou para Cananéia depois das férias e de retiros. O povo querido – Povo de Deus queria bem ao Pe João; pois lutou anos afins em Cananéia de todas as formas de defesa  pela manutenção da terra nas mãos do povo que vive dela; sem contar a luta e a formação para a Pesca Artesanal em Cananéia que até então estavam em mãos alheias, além de outras lutas os quais eram muitas nas Paróquias da Dioc. De Registro juntamente com Dom Apparecido e Equipe pela CPT. Só em Cananéia foram além de 20 os processos judiciais, e durante longos anos correu perigo de ser assassinado pelos jagunços de grileiros.
A idéia de ir morar numa das comunidades, no bairro do Carijo, foi um passo muito grande em direção do que almejo fazer nos próximos anos, acompanhando o CPP(Conselho Pastoral dos Pescadores) e ajudar o vigário atual naquilo que fosse preciso.Esta Casa seria talvez [uma pequena Betânia.]
Tinha imensa alegria em pertencer a uma Congregação missionária – SVD que buscava evangelizar com Novo Ardor missionário, nestes anos difíceis.
Envolveu-se na preservação do Meio Ambiente do Brasil e  pulsava nas veias uma entrega total no quesito – Natureza, Águas, Biodiversidade, Ar, qualidade de vida que possa atingir a todo planeta terra e as gerações vindouras.

Um comentário:

  1. Saudade de vc Padre João, vc foi um amor a terceira vista, na primeira a gente não gostava por causa desse jeito sincero e irreverente, jeito de pessoa que vem não para agradar, mas para falar verdades que muitas vezes não não eram bem vindas a quem precisava ouvi-las, na segunda vista vc prestava atenção nas palavras duras e objetivas desse homem, na Terceira vc encontrava um porta voz dos oprimidos, esquecidos...

    ResponderExcluir

Vídeos interessantes