segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AS ORGANIZAÇÕES DE CLASSE...

As Organizações da Classe 3, a Classe dos Pobres, devem ser fortalecidas, no mundo. Todo mundo assiste ao empobrecimento, não só da Classe dos Pobres, mas também da Classe 2, a Classe Média.

Os Direitos da Classe dos Pobres ainda nunca foram reconhecidos. Os Direitos Humanos ainda não chegaram a ser cumpridos em relação aos pobres deste mundo.
Acreditamos que, para Deus, todos tem Direitos que não podem ser negados. Esses Direitos inegáveis, nos dias de hoje são reconhecidos aos Ricos da Classe 1 e aos da Classe Média, à Classe 2, mas os Direitos da Classe 3 devem ser conquistados ou são pisados sem mais nem menos. Vou dar uns exemplos:
Os Pescadores vivem na beira mar e pescam. Quando, de repente, algum rico acha vantagem nessa região, em mínimo de tempo desses pobres pescadores não existe mais nada. Quantos bairros de pescadores sumiram debaixo dos projetos dos ricos que recebiam todas vantagens para se implantar em lugar onde há séculos moravam esses pescadores artesanais.

Os Pescadores moram em lugares que pela mudança do tempo, se tornaram, importantes, pelo Meio Ambiente por exemplo. De repente, vem gente de fora que sem perguntar nada, começa a proibir muitas coisas que esses pescadores não entendem porque a sua maneira de cuidar da Natureza é diferente e funciona.

A Colônia de Pescadores, assim como um Sindicato, une os pescadores numa Organização de Categoria ( a categoria dos pescadores profissionais da pesca artesanal) para que assim unidos, possam defender os seus direitos e reivindicar as coisas que lhes são necessárias. Sem Colônia, os pescadores não tem uma organização que defende os direitos da Categoria. Nenhuma associação tem esse poder; só defende os assuntos que constam nos estatutos e só para os filiados.
Associações são importantes para a defesa legal de certas organizações específicas.

Estamos, em Cananéia, na Colônia, em fase de Eleições da Nova Diretoria da Colônia. Esse momento é importante para todos os pescadores filiados à Colônia se preparar. É muito importante que cada filiado expresse o seu voto de apoio à Nova Diretoria. Quanto mais eleitores vierem votar, maior e melhor será a representatividade do novo governo da Colônia.

A Participação da Classe 3, os pobres participar dos Conselhos Municipais é igualmente muito importante. Somente eleitos membros de um Conselho para representar o seu Grupo social, vocês tem como apresentar e fazer os seus direitos e suas reivindicações serem respeitados.

A Participação dos Comitês de Meio Ambiente e das Bacias Hídricas é muitíssimo importante para contribuir e para defender os direitos da população local e ou tradicional.

As Associações de Bairros e a eleição lá dentro de representantes de sua categoria e de sua Classe social, é muito importante. É ingênuo, ignorante ou "pelego" quem vota nos delegados representantes dos políticos ou governantes.

Os pobres precisam fazer-se presentes pelos próprios representantes e depois acompanhá-los e apoiá-los nos seus trabalhos.
    
É urgente os pescadores começarem a acreditar em seus colegas que se dispuseram a assumir a direção da Colônia. É um trabalho sacrificado e só aceita ser Presidente quem quer bem à sua categoria e tem um espírito de fé e doação. Se Presidente de um Sindicato grande e rico é gostoso, mas ser Diretoria de uma Colônia ou de uma organização da Classe 3, hoje somente por espírito de doação e fé.

Cananéia,  Junho de 1999 - Pe. João Trinta



Um comentário:

  1. Passei por aqui lendo. Achei interessante. Muito bom. Tenho um blogue muito simples, estou lhe convidando a passar por lá. Se possivel, seguirmos juntos por eles. Abraços fraternos. Fique com DEUS

    ResponderExcluir

Vídeos interessantes