sábado, 7 de maio de 2011

"PRESENTE DE PADRE JOÃO PARA O DIA DAS MÃES” - Reflexões 2004

ESTA MENSAGEM FOI ESCRITA POR PADRE JOÃO PARA O DIA DAS MÃES HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS...
AINDA HOJE ESTA REFLEXÃO É MUITO ATUAL E CREMOS QUE ELE ENVIA PARA TODAS AS MÃES DO MUNDO, EM ESPECIAL À VOCE MÃE QUE A LÊ NESTE MINUTO":

Feliz Dia das Mães de todas as idades, credos, raças, neste Dia Especial. FELIZ DIA a todas as mães, às mães casadas, às mães solteiras, às mães idosas, às mães adolescentes... FELIZ DIA às mães que tem mais recursos e maior estabilidade na vida, FELIZ DIA às mães pobres que lutam todo dia para dar conta do recado.





As tarefas que as mães enfrentam são as mais diferentes, mas todas requerem muito Amor,... amor aos filhos, aos maridos, seus companheiros e sua alegria, aos pais de seus filhos mesmo se foram abandonadas ou enganadas. Só com muito amor, essas mães todas serão capazes para muita graça e muita doação.

Na comunidade encontramos regularmente as mães que dão vida à família e à comunidade. Dom das mães é dar vida... a tudo o que elas tocam.

Isso é um dom natural, é maternidade:
Isso é cultural, aqui se espera tudo isso das mulheres;
Isso é Fé, muita fé; as mães sabem o que é doação, mesmo no meio das maiores dificuldades;   Isso é a mulher, fêmea, graciosa, carinhosa e intuitiva.

Na sociedade acham que tudo isso é normal, como se elas fossem obrigadas de ser assim: Vamos celebrar hoje que a mulher merece muito mais ...

mais amor da parte dos maridos e dos filhos,
mais gratidão de toda a humanidade,
mais liberdade e compreensão, para se tornarem mais capazes ainda;
mais apoio e confiança, para mostrar o tamanho amor com que Deus as criou. Pois, se elas puderem receber todo esse carinho e respeito, vão mudar o mundo em lugar de Paz, com menos agressividade, menos vícios e menos solidão; um mundo diferente, o mundo que Deus não deixa de sonhar para todos os seus filhos e suas filhas.

 ¿ Como Pai, como Mãe, como filho ou filha, temos procurado viver estes valores em nossas famílias?


A família, especialmente papai e mamãe, são os primeiros educadores da vida de fé dos filhos. São os pais que preparam os filhos para dar a sua colaboração por um mundo mais feliz
Essa educação os acompanhará durante a vida toda, fazendo deles anunciadores da Boa Noticia de Deus para o seu povo.

? As nossas famílias educam os filhos para uma vida de fé??
Ninguém, nem a mãe, não tem o direito de matar a criança que ainda não nasceu, praticando um aborto. Nunca podemos pensar também que as guerras sejam justas; que o pobre seja preguiçoso; e que a pena de morte seja uma solução para os problemas da sociedade. Longe de nós, então, esses pensamentos e idéias, as quais sempre recaem sobre as populações mais pobres.

A Igreja é a nossa Segunda Família e a comunidade nosso Segundo Lar. Muita gente ainda não sabe o que significa viver em comunidade, praticar a solidariedade e estar atentos ao bem de todos.  É difícil no mundo de hoje ensinar a responsabilidade pelos outros e a gratuidade.

 
Que o carinho e a amizade da nossa Comunidade protejam e defenda todas as mães, principalmente as mais necessitadas.

Pedimos a Deus que as comunidades saibam acolher as mães excluídas da assistência pública e as integre com carinho na vida do bairro e na entre-ajuda.



Que o nosso coração reconheça em todas as mães a face de Cristo. Que o nosso amor ao próximo seja nossa alegria, e a vida de comunhão com Jesus Cristo nos preserve do medo e da tentação de abandonar os nossos compromissos.

A nossa fé nos ensina a acolher o diferente, fazendo com que a Palavra de Deus possa chegar a todas as mães, em todos os lares e em todos os bairros. Que a mãe solteira, a mãe analfabeta, a mãe abandonada, a mãe desempregada, possam conhecer a Palavra de Deus anunciada como Palavra de Esperança e de Vida..

AS BÊNÇÃOS DE DEUS RECAIAM SOBRE TODAS AS MÃES E SE MANTENHAM COMO FORÇA DE FÉ E VIDA. Um forte abraço de Pe. João Trinta!                                                                           








Um comentário:

  1. QUE LINDO PRESENTE RECEBEMOS HOJE!!!!!
    PADRE JOÃO VIVE HOJE NÃO APENAS EM NOSSAS MEMÓRIAS OU CORAÇÃO, MAS TAMBÉM ATRAVÉS DE SUAS PALAVRAS VIVAS QUE PROFETIZAM DENUNCIANDO AS INJUSTIÇAS E ANUNCIAM O REINO DE DEUS QUE QUEREMOS VER ACONTECENDO HOJE. NOS IMPULSIONA RENOVANDO AS ESPERANÇAS E TRAZENDO MUITA FORÇA E PERSEVERANÇA PARA A LUTA DO DIA A DIA. OBRIGADA PADRE JOÃO E FELIZ DIA DAS MÃES Á TODAS AS FAMILIAS. RITA GUERINO

    ResponderExcluir

Vídeos interessantes