sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vivemos no Brasil - A Semana Nacional da Mata Atlântica

A Semana Nacional da Mata Atlântica é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, RBMA e pela RMA em articulação com os parceiros locais. Hoje 27.05.2011, comemora-se o Dia DA MATA ATLÂNTICA.


" NO INCIO ERA O HOMO SAPIENS E A NATUREZA"
ELES E A ARVORE...
UM DIA, UM DELES TOMBOU UMA ARVORE E
CONSTRUIU UMA CANOA....
PRECISAVA ATRAVESSAR O RIO E VER O QUE TINHA DO
OUTRO LADO...




O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE

A Bíblia, em Gênesis 2, 15-16, diz:

”O Senhor Deus tomou o homem e o estabeleceu no jardim de Éden para cultivar o solo e o guardar. O Senhor Deus prescreveu ao homem: ”Poderás comer de toda árvore do jardim, mas não comerás da árvore do conhecimento do que seja bom ou mau, pois desde o dia em que dela comeres, tua morte estará marcada”.

2, 19-20: “O Senhor modelou do solo todo animal dos campos e todo pássaro do céu, que levou ao homem para ver como ele os designaria. Tudo aquilo que o homem designou, tinha o nome de ”ser vivo”; o homem designou pelo seu nome todo gado, todo pássaro do céu e todo animal dos campos, mas para si mesmo o homem não encontrou a ajuda que lhe fosse adequada”.

Séculos mais tarde, numa cultura urbana e sacerdotal, os autores do Gênesis, no Capítulo Primeiro, queriam salvaguardar os grandes temas desse texto antigo de atual Capítulo Dois, e escreviam em Gên. 1, 27-30:

”Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou; criou os macho e fêmea. Deus os abençoou e lhes disse: ”Sede fecundos e prolíficos, enchei a terra e dominai-a. Submetei os peixes do mar, os pássaros do céu e todo animal que rasteja sobre a terra! Deus disse: ”Eu vos dou toda erva que produz a sua semente; tal será o vosso alimento. A todo animal da terra, a todo pássaro do céu, a tudo que rasteja sobre a terra e que tem sopro de vida, eu dou como alimento toda erva que amadurece. Assim aconteceu”.




A Religião é muito importante para o ser humano poder identificar-se. Pela minha fé cristã-católica, me conheço como criatura de Deus, colocada no meio da natureza com uma tarefa a cumprir: O primeiro texto diz: ”para cultivar o solo e o guardar”, mas: ”não comerás da árvore do conhecimento do que seja bom ou mau, pois desde o dia em que dela comeres, tua morte estará marcada”.

Gênesis 1. Diz: ”.... enchei a terra e dominai-a. Submetei os peixes do mar, os pássaros do céu e todo animal que rasteja sobre a terra!”


O ser humano, durante milhares de anos, viveu ”crente de Deus”, guardando a natureza e respeitando a vida. Dominar da terra e submetê-a à sua vontade, não ia alem da lavoura, da caça e da pesca e do corte do necessário. A colheita era momento de profunda alegria e de preparar as primícias para oferecê-las a Javé que nos dá tudo.

Este ser humano se conhecia, pela sua Fé em Javé, como um guardião da criação. Tudo a Deus pertencia, mas lhe era emprestado para a sua vida e para praticar a justiça, “para que todos tivessem a vida com fartura”.

Quando o homem parte em busca da própria riqueza, quando Deus e a sua palavra se tornam menos importantes e somente servem para justificar suas ações diante dos outros, esse ser humano se torna um “dominador” da criação. Ele diz que, conforme a palavra da Bíblia, recebeu de Deus a tarefa de dominar a terra e de submetê-la fazendo uso dela. É pequena a mudança no uso da palavra mas a explicação que ele dá de seus atos, separa dois mundos: O homem que busca riqueza e poder, vai se colocar “acima da terra”, separado dela e, como dominador, vai saqueá-la. Desse momento em diante, explorará as riquezas naturais e com elas construirá a sua própria riqueza. Ele vai dominar a natureza e também à sua mulher e as outras pessoas.

O poder que adquire através da riqueza, lhe dá esse direito.... Ele vai dar outras explicações às coisas, vai falar de “recursos inesgotáveis”, como se carvão, água, petróleo e as matas fossem fontes que nunca iriam se acabar e de recursos renováveis, como se isso não tivesse um preço alto.





Os impérios de ontem e de hoje depredam a terra conforme as necessidades do poder. O orgulho, próprio ao poderoso, explica os textos da Bíblia conforme lhe convém e seus submissos, empregados, escravos, servos e vassalos, mesmo que fosse contra a sua visão da vida e da natureza, têm de executar a predação.

Outro poder, o motor a óleo diesel, ampliou muito a possibilidade de extração. Sua força bruta e o câmbio de redução deram aos que buscavam a riqueza uma força nunca antes imaginada. Nós conhecemos a agressividade da moto-serra, mas a força do motor a óleo diesel produz um efeito de predação muito maior.


Procure m conversar sobre alguns pontos:

1. Dominar a terra e submetê-la: O que significa isso para o povo caiçara e para os que vieram para a região do Vale do Ribeira e para o Brasil para ficar ricos?

2. O Homem pela sua fé cristã se conhece como administrador mas quem busca a riqueza, quer ser dono. Quais diferenças traz isso consigo?

3. O ser humano já destruiu demais. O nosso Planeta Terra está ”doente”.

O que deve ser feito para que esse situação não se agrave mais ainda?
Padre João Trinta-Cananéia

PADRE JOÃO UM CATEQUISTA POR EXCELENCIA
NOS FEZ GRANDES REVELAÇÕES.
GRANDE ESTUDIOSO E PRATICANTE REVOLUCIONARIO
DOS ENSINAMENTOS DA BIBLIA
ACREDITAVA NA TRANSFORMAÇÃO
DO SER HUMANO A FIM DE QUE FOSSE
RECRIADO UM MUNDO NOVO.

DELICIEM-SE COM ESTE TEXTO -
OBRA PRIMA DO NOSSO QUERIDO MESTRE!
E MAIS AINDA - TRANFORME O SEU PENSAR
EM AÇÕES CONCRETAS DE VIDA E AMOR
À NATUREZA, A VOCE E A TODOS OS HUMANOS!
______________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos interessantes