terça-feira, 19 de abril de 2011

DEPOIMENTO ACERCA DE PE. JOÃO 30, POR NEZINHO

Bom dia Cida, Élcio, Rita e demais comunidades no Brasil...
Segue abaixo meu depoimento, Manoel Fernando de Oliveira Lisboa

Parabéns pelo trabalho!

Nezinho;

Conheci Padre João 30 quando estava na paróquia de nossa senhora das neves em Iguape junto com padre Mariano. Certo dia em Pedrinhas atracou um barco com duas pessoas que logo se aproximaram das demais que ali estavam, perguntou se havia o habito de visitas freqüentes por algum padre na comunidade.


Respondemos que não, a única vez que o padre vem à comunidade e na data comemorativa de 29 de Junho para festa do nosso padroeiro São Pedro, onde é realizado missa e batismo das crianças. Com a ida a Pedrinhas, o padre João 30 e padre Mariano, aproveitaram e foram até o sitio Guaxixi onde celebraram uma missa. Anos depois o padre João30 assumiu a paróquia de Cananéia, onde enfrentou grande dificuldade para restabelecer os trabalhos numa paróquia que não havia padre a mais de 20 anos, alem da dificuldade de locomoção da comunidade que muitas vezes tinha de ir de barco dificultando mais ainda os trabalhos.
 
O padre João 30 iniciou os trabalhos promovendo reuniões na comunidade e tomando conhecimento dos problemas como: grilagem de terra pelos latifundiários que enganavam o povo de todo jeito, alem de outros problemas do dia a dia.


Por conta dessa postura o Padre João 30 sofreu com ameaças de morte, perseguição e ate mesmo chegou a ser agredido por políticos do município após a celebração de uma das missas na igreja matriz, tudo pelo fato de tentar abrir os olhos da população local a respeito dos abusos, desmandos e enganações contra o povo.
Outro trabalho do padre foi à realização de reuniões nas comunidades pesqueiras, procurando oferecer melhor formação promovendo qualidade de vida aos pescadores. Foi um dos fundadores da pastoral da pesca a nível nacional, defendendo o direito dos pescadores.  Em 1976 eu Nezinho e Leonildo Garavati presidente da colônia dos pescadores de Itanhaém fomos ate Brasília representando a pastoral da pesca com intuito de introduzir na constituição o nome Pesca, pois essa classe era desconhecida pela constituição e não existe lei para ampará-los.
  













Dentre todas as lutas a favor de nossa comunidade cito algumas aqui: Pastoral: Fé e política social com os leigos; Pastoral:


Dos advogados populares; Pastoral: da raça negra; Trabalho junto aos quilombolas contra a barragem de tijuco alto; Construção de capelas na comunidade de Cananéia; Formação de diversos agentes de comunidades, ou seja, ministros de cristo que dão continuidade a seus trabalhos.

Em fim foi um dos melhores vigilantes que a diocese já teve. Gostaria que Deus preparasse mais padres com o espírito do Padre João 30.




Um comentário:

  1. Nézinho, muito obrigado pelo empenho em escrever um texto tão bonito... Fico muito feliz em te ver por aqui nos apoiando. Vieram na memória algumas visitas que fiz junto a João 30 a comunidade de Pedrinhas, ainda quando a comunidade pertencia a paróquia de Cananéia e prestes a passar para Paróquia de Ilha Comprida... Padre João tinha por você e sua familiar um carinho especial, se notava na forma como expunha sua história de vida, sua caminhada frente a comunidade, o referencial era muito positivo sempre... Um grande abraço e participe sempre...

    ResponderExcluir

Vídeos interessantes